Cemitério
O cemitério de Joane foi alargado em 1982 totalizando então a população residente cerca de 4000 habitantes. Desde essa data a população residente aumentou consideravelmente, consequência da atractividade que a Vila exerce junto de populações vizinhas que aqui se fixaram e que desse modo geram necessidades diversas.
Actualmente o cemitério de Joane, dispõe apenas de 20 parcelas para concessionar, facto que levou a autarquia a deliberar no sentido de não alienar terreno sem antes se efectuar o alargamento.
Por outro lado aquando da discussão do plano de actividades para 2001, esta autarquia chamou atenção para o facto de nesse plano ser inscrita verba para eventual aquisição do terreno que possibilitaria o alargamento do cemitério.
Nessa altura foram estabelecidos os primeiros contactos com a família proprietária dos terrenos, tendo esta mostrado disponibilidade para ceder mas com algumas condições, ou seja, que a cedência (entenda-se venda) a efectuar seria a última.
Em Setembro de 2006 e concluindo um longo e penoso período de negociações foi finalmente assinado o contrato promessa de compra e venda do terreno para o alargamento do do cemitério.
A obra já se encontra no terreno com a realização de obras de terraplanagem.
O projecto para a intervenção está concluído e em breve o novo alargamento será uma realidade.